Sessões de Apresentação do Projeto MilkEE

 

O projeto MilkEE promoveu os primeiros eventos públicos nos dias 23 e 24 de setembro de 2019 na PROLEITE (Ul – Oliveira de Azeméis), e no Espaço AGROS (Póvoa de Varzim). Os eventos foram dirigidos aos técnicos que, de forma direta ou indireta, prestam apoio aos Produtores de Leite. Durante as duas sessões foram abordados todos os temas envolvidos nesta iniciativa, tendo a apresentação da mesma sido realizada pela CONFAGRI, resultante de um consórcio entre esta entidade e a AGROS, PROLEITE, LACTICOOP, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade.

Foram divulgados os resultados dos diagnósticos energéticos e hídricos a explorações leiteiras, conduzidos pelo ISQ, tendo o Eng.º João Silva deste Instituto apresentado os resultados obtidos evidenciando os principais consumos e analisado as principais medidas que permitem aumentar a eficiência destas explorações nestes domínios.

O Prof. Doutor Henrique Trindade da UTAD fez o diagnóstico das explorações relativamente ao uso dos efluentes, evidenciando a importância do balanço de nutrientes na gestão das explorações leiteiras.

O ISQ, na pessoa do Eng.º Pedro Miranda, apresentou ainda a aplicação MilkEE, desenvolvida no âmbito do projeto e que permite a cada exploração leiteira aceder e, carregando alguma informação relativa aos seus consumos e equipamentos, ter um autodiagnóstico com sugestões de melhoria, além de fazer uma análise comparativa com a média das outras explorações que já utilizaram a aplicação, mantendo sempre a confidencialidade dos dados.

No evento da PROLEITE, foram ainda convidados os técnicos da DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng.ª Patricia Moreira da Fonseca, Eng.º Pedro Borges e Eng.ª Carla Dias que apresentaram uma comunicação sobre as emissões de amoníaco a partir dos efluentes pecuários e da sua valorização e a forma de minimizar essas emissões.
Na sessão da AGROS foi a vez da Agros Comercial, que, na sequência da intervenção do Eng.º João Silva, apresentou a sua experiência sobre algumas soluções de eficiência energética ao alcance das explorações leiteiras.

Depois das primeiras apresentações do projeto, dirigidas aos técnicos ligados à produção leiteira, seguiram-se novos eventos com vista à divulgação e transferência de conhecimentos dos resultados aos Produtores de Leite em Oliveira de Azeméis e Montemor-o-Novo, a 25 e a 27 de novembro de 2019, respetivamente, e a 3 de dezembro novamente no Espaço AGROS.

Neste último evento, a apresentação do projeto MilkEE, que visa promover a competitividade dos Produtores de Leite através da diminuição dos custos de produção, mostrando que é possível ter explorações mais competitivas e em simultâneo ambientalmente mais sustentáveis, mediante a melhoria da eficiência na utilização da água, da energia e dos efluentes, esteve a cargo do Eng.º Domingos da CONFAGRI.

Este é um projeto cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), Portugal 2020 e pela União Europeia – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Parceria MilkEE – Promoção da utilização eficiente de recursos e bioeconomia das explorações leiteiras

 

Objetivos e Resultados esperados

Os Produtores de Leite e respetivas Cooperativas, como a maioria das empresas, sentem constantemente a pressão para se manterem competitivas e reduzirem os seus custos. No entanto, a discussão atual está focada na perspetiva do preço pago por litro de leite, e através deste projeto a parceria pretende focar na questão do custo de produção, que é algo em que o Produtor pode atuar, ao contrário do que acontece com o preço.

Ultrapassar esta barreira inicial será fundamental, e deverá ser realizada através da caracterização dos sistemas relacionados com os consumos de energia e de água de forma a mostrar claramente aos Produtores o peso que tem o consumo de recursos nos seus custos, para depois sensibilizar e formar relativamente a ações a adotar para a sua redução.

Mobilizar as explorações leiteiras para a adoção de um modelo económico mais sustentável, com base na utilização eficiente de recursos e a promoção da bioeconomia através da valorização de subprodutos procurando estabelecer as ações para a realização de projetos setoriais de dimensão acrescida, promovendo a economia circular.

Alicerçado num conhecimento maturado no domínio da eficiência no uso de recursos e bioeconomia, e nos conhecimentos mais recentes a nível internacional, a CONFAGRI, o ISQ, a UTAD e as Uniões de Cooperativas AGROS, LACTICOOP e PROLEITE, empreendem um conjunto de ações de capacitação e mobilização das explorações leiteiras para a eficiência no uso de recursos e promoção da bioeconomia, procurando estabelecer no setor as condições de base para a realização de projetos setoriais de dimensão acrescida, promovendo a economia circular.