A AGROS recebe a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural na Cerimónia Comemorativa do seu 70.º Aniversário.

Conheça alguns dos momentos que marcaram a nossa história...

2019

2017
A AGROS passa a ser reconhecida como uma Organização de Produtores de Leite e Produtos Lácteos de Vaca (OP), aumentando a relevância do seu papel na valorização do Leite Cru de Vaca, produzido pelas vacas leiteiras dos Membros Associados.

2016
Primeiro Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro, organizado pela FENALAC em colaboração com a AGROS, Lacticoop e Proleite.

2016
Primeira edição da Festa da Criança e do Leite, onde a AGROS assume um papel ativo na sensibilização e promoção dos benefícios do consumo de Leite e seus derivados.

2013
Primeira edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte.

2012
Inauguração do novo Edifício Sede da AGROS, a 16 de março de 2012.

2010
Renovação da imagem institucional, vinculando uma mensagem mais contemporânea ao seu património visual – a flor.

2006
Cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra do Parque Empresarial da Agros.

2002
A União de Cooperativas Ucanorte é adquirida pela AGROS, U.C.R.L. passando a designar-se Ucanorte XXI. A AGROS constitui ainda a Segalab – Laboratório de Sanidade Animal e Segurança Alimentar, S.A., e a Agros Comercial – Assistência Técnica à Produção de Leite, Unipessoal, Lda.

2001
Sessão comemorativa da Certificação da AGROS U.C.R.L.

1996
A AGROS U.C.R.L., a LACTICOOP U.C.R.L. e a PROLEITE C.R.L. criam a LACTOGAL – PRODUTOS ALIMENTARES, S.A. responsável por toda a atividade comercial e industrial das três organizações. Então, a AGROS passa a focar-se na recolha e transporte de leite cru na região de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, e na prestação de serviços aos Produtores de Leite.

1990
Inauguração das novas instalações Administrativas e de Produção da AGROS, com capacidade para processar até 800.000 litros de leite por dia.

1989
A 18 de Julho de 1989, a AGROS incorpora a Lactimontes – União das Cooperativas de Lacticínios do Alto de Portugal, U.C.R.L., e passa a designar-se AGROS – UNIÃO DAS COOPERATIVAS DE PRODUTORES DE LEITE DE ENTRE DOURO E MINHO E TRÁS-OS-MONTES, U.C.R.L.

1989
Renovação da imagem da União, depois de em 1985 ter acrescentado a sigla AGROS ao seu nome, e passar a denominar-se AGROS – UNIÃO DAS COOPERATIVAS DE PRODUTORES DE LEITE DE ENTRE DOURO E MINHO, U.C.R.L.

1986
Stand da AGROS na 9ª Exposição Internacional de Alimentação do Porto, que decorreu no Palácio de Cristal.

1978
Arranca a construção de uma nova fábrica, depois da AGROS ter obtido autorização para transformar, embalar e vender o leite pasteurizado.

1974
Primeira organização do país a introduzir o leite UHT no mercado.

1970
Primeiro logótipo da AGROS.

1969
Instalação da primeira Sala de Ordenha Coletiva Mecânica (SCOM).

1964
Batedeira de nata para fabrico de manteiga.

1963
Posto de venda de leite na cidade do Porto.

1949
Edifício administrativo d’A Lacticínia do Ave, primeira sede da União das Cooperativas.

No dia 11 de Abril de 1949, a Cooperativa Agrícola de Lacticínios da Ribeira do Neiva (atual Cooperativa Agrícola de Barcelos), a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Leite do Concelho de Vila do Conde (atual Cooperativa Agrícola de Vila do Conde) e a Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, uniram-se e constituíram a UNIÃO DAS COOPERATIVAS DE PRODUTORES DE LEITE DO NORTE LITORAL, que se dedicava à receção e transformação de leite.