Ministra da Agricultura confirma participação no Encontro do Setor Leiteiro “No Coração do Leite”
A Ministra da Agricultura, Dr.ª Maria do Céu Antunes, marcou presença no dia 3 de setembro de 2021, no Encontro do Setor Leiteiro “No Coração do Leite” que decorreu no Espaço AGROS – Póvoa de Varzim, a convite da Administração da AGROS – União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, U.C.R.L.
A Ministra presidiu a este Encontro, pelas 10:30 horas, onde estiveram presentes cerca de 150 outras individualidades de relevo no panorama político nacional e relacionadas com o setor agropecuário e cooperativo.
O discurso de boas vindas e abertura foi proferido pelo Presidente do Conselho de Administração da AGROS U.C.R.L., Sr. José Capela. Antes de mais, recordou todos os presentes que a União das Cooperativas de Produtores de Leite representa 72 anos de existência, de vanguarda, de inovação agroindustrial e de voz conjunta pela defesa e afirmação do setor leiteiro, e de milhares de famílias e expôs algumas estatísticas que fazem temer seriamente pelo futuro da Agricultura, nomeadamente:
- A idade média dos Produtores da AGROS já ultrapassa os 55 anos; e
- A proporção atual de Produtores da AGROS, com menos de 40 anos, é de 10%, sendo que com menos de 30 anos, é de apenas 2%.
O Sr. José Capela continuou a elencar as sérias preocupações que afligem o setor, mais especificamente, a transição da PAC em 2021/2022 e o pós 2023, a cadeia de valor do Leite e a contínua desresponsabilização da Distribuição, e o enquadramento político do setor na Região Autónoma dos Açores. No entanto, não deixou de reiterar que a AGROS continuará a trabalhar incessantemente enquanto agentes ativos na defesa deste setor, e envidará esforços para que as adversidades sejam superadas, no sentido de garantir a sustentabilidade de toda a fileira Leiteira e das gerações futuras. O Presidente da União de Cooperativas terminou com o convite a todos os presentes a visitarem a próxima a visitarem a próxima AgroSemana, que irá decorrer, entre 1 a 4 de Setembro de 2022.
Seguiu-se uma mesa-redonda/debate sobre a “Política Agrícola Comum 2023-27 (PEPAC)”, uma temática de elevado interesse e pertinência, com o contributo do Prof. Doutor António Serrano e do Prof. Doutor Arlindo da Cunha. Depois do acordo político, este é um momento crucial tendo em conta a necessidade da entrega do Plano Estratégico da PAC (PEPAC) até ao final do presente ano e posterior aprovação pelas Entidades Comunitárias nos seis meses seguintes. Existem uma série de medidas a nível nacional a serem tomadas, reafirmando a importância da sua discussão como um dos assuntos na ordem do dia.
Teve a palavra de seguida o Presidente da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, o Comendador Manuel dos Santos Gomes, que neste momento aproveitou para afirmar que as posições conhecidas da entidade que representa sobre a aplicação da nova PAC resultam de uma ampla discussão com as Federações sectoriais associadas, nomeadamente com a FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite. De forma breve, reiterou os pontos fundamentais das suas posições comuns.
Já na intervenção da Ministra da Agricultura, Dr.ª Maria do Céu Antunes, depois de cumprimentar toda a audiência, felicitou os jovens presentes nomeados para receber os prémios de melhores alunos das quatro Escolas Profissionais da região norte, como elementos fundamentais na construção do futuro do setor agrícola nacional. Dr.ª Maria do Céu Antunes começou por afirmar, em bom rigor, que a agricultura portuguesa tem vindo a fazer o seu caminho, no sentido em que, olhando para os dados estatísticos, e mesmo em contexto pandémica, este é o único setor que continua a crescer nas exportações, assim como diminui as importações, acreditando ser não só pela qualidade dos produtos portugueses e pelo esforço que os agricultores têm vindo a fazer a encontrar mercados alternativos, mas também pela preferência pelas produções locais. Elencou, ainda, os grandes desafios que a Europa e o mundo confrontam, que decorrem da evolução dos padrões de consumo, das exigências e preferências dos consumidores e da sociedade em geral. Tendo em conta todos esses fatores, assim como o aumento dos fatores de produção, nomeadamente no que diz respeito ao setor leiteiro na alimentação animal e na energia, o Ministério desenhou um conjunto de medidas de apoio que querem contribuir para o aumento da rentabilidade e resiliência do setor.
O Encontro terminou com a Cerimónia de Entrega de Prémios aos Melhores Alunos das quatro Escolas Profissionais Agrícolas do Norte: Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto. Este prémio é oferecido pela AGROS U.C.R.L. de forma anual, com o intuito de incentivar e estimular o rejuvenescimento do setor agrícola.