IV Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro
Foi com enorme satisfação que o Espaço AGROS acolheu novamente o 4.º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro, organizado pela FENALAC, em colaboração com as suas federadas AGROS, Proleite e Lacticoop, e que se realizou no passado dia 30 de outubro de 2019.
O encontro anual do setor cooperativo leiteiro, para além de ser o momento de confraternização, visa debater assuntos do interesse do setor, nomeadamente, as tendências de mercado e os benefícios do leite e dos produtos lácteos na dieta humana, desmistificando certas teorias falaciosas que têm surgido nos últimos tempos. Nesta edição o mote da iniciativa foi o Ambiente, pois também aqui, a Pecuária tem sido alvo de críticas e preconceitos no mínimo, pouco fundamentados. Assim, pretendeu-se transmitir algumas das preocupações do setor nesta matéria, não só na produção, mas também ao longo da cadeia de valor, naquele que foi um dia produtivo, capaz de surpreender todos os presentes, e catalisador de uma união forte e inspiradora para os desafios que se colocam ao setor leiteiro.
A Sessão de Abertura foi proferida pelo Sr. José Capela – Presidente do Grupo AGROS. Seguiram-se as intervenções por parte dos oradores convidados, todos eles especialistas na temática abordada. A primeira intervenção esteve a cargo da Dr.ª Isabel Santos, Médica Veterinária e Responsável na AGROS pelo Serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações Leiteiras. Tendo em consideração que o setor cooperativo leiteiro iniciou muito recentemente o processo de certificação das suas explorações pelo Protocolo Welfare Quality (WQ)®, já utilizado em outros países, visando avaliar a conformidade em Bem-Estar Animal, a Dr.ª Isabel Santos efetuou a apresentação deste processo.
De seguida, a Eng.ª Ingrid Falcão, Responsável pela Área de Sustentabilidade de Clientes da Tetra Pak nos mercados Ibéricos e de Itália, abordou um tema também de interesse para o setor e que se encontra relacionado com as embalagens. Com efeito, a importância do tema ambiental revela-se, não só ao nível da produção, mas também ao longo de toda a cadeia de valor. Neste caso em particular, foi abordado de que forma a embalagem pode ajudar a melhorar os índices de sustentabilidade da indústria.
Por fim, a terceira e última apresentação do painel contou com a presença da Dr.ª Maria José Patrício, do Departamento de Marketing da Lactogal. Como obviamente é do conhecimento de todos, a Lactogal é uma entidade determinante no sucesso do setor cooperativo leiteiro, pelo que se releva a importância das informações que foram aqui transmitidas, entre as quais consta a visão sobre a Evolução do Mercado Lácteo em Portugal.
A sessão incluiu ainda um momento de debate, moderado pelo Eng.º Fernando Cardoso, Secretário-Geral da FENALAC, onde além dos oradores já referidos, também contou com a participação de representantes da Proleite e da Lacticoop que desenvolvem o processo de certificação nestas organizações.
Para terminar a manhã da 4.ª edição do Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro, teve lugar um momento motivacional, com a intervenção do Eng.º Sérgio Almeida sob o tema “Lemon Leader – Do sucesso à felicidade nas Organizações”, que desde 2009 se dedica ao tema da felicidade e humanização no contexto organizacional, através de programas que alinham a criação de riqueza das instituições com o bem-estar dos seus colaboradores. Criou o método Power, que permite o desenvolvimento das novas competências necessárias para enfrentar a era digital e a indústria 4.0, numa evolução do high tech para o human touch.
As condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir impediram que o evento se estendesse para a parte da tarde, altura em que iria decorrer uma atividade lúdico-desportiva de orientação, organizada pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos.
As honras da Sessão de Encerramento foram incumbência do Sr. Joaquim Cardoso – Presidente da Lacticoop e do Presidente da Proleite e da FENALAC, o Sr. Comendador Manuel Santos Gomes.