Cerimónia Simbólica de Celebração do Setor Agropecuário
A Ministra da Agricultura, Dr.ª Maria do Céu Antunes, marcou presença no dia 18 de setembro de 2020, na Cerimónia Simbólica de Celebração do Setor Agropecuário, no Espaço AGROS – Póvoa de Varzim, a convite da Administração da AGROS – União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, U.C.R.L.
A Ministra presidiu a esta Cerimónia, pelas 10:00 horas, onde estiveram presentes cerca de 50 outras individualidades de relevo no panorama político nacional e relacionadas com o setor agropecuário e cooperativo.
Depois de uma breve apresentação de enquadramento na fileira da produção de leite da AGROS e do Grupo AGROS, o discurso de boas vindas e abertura foi proferido pelo Presidente do Conselho de Administração da AGROS U.C.R.L., Sr. José Capela. Este elencou as sérias preocupações que afligem o setor, nomeadamente, o desmembramento do Ministério da Agricultura, a nova PAC pós 2020, a execução do PDR2020 e a necessidade de apoio para a renovação geracional, o compromisso da neutralidade carbónica, a contínua desresponsabilização da Distribuição, e o enquadramento político do setor nos Açores. No final, o Sr. José Capela aproveitou ainda para convidar a Ministra e todos os presentes a visitarem a próxima AgroSemana, evento marcante no calendário agrícola nacional, e que, face à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19, a 8.ª edição do certame se iria realizar nos dias 3 a 6 de setembro de 2020, no Espaço AGROS, irá agora decorrer entre 2 e 5 de setembro de 2021.
Seguiram-se mais duas apresentações contextuais, sendo a primeira levada a cabo pela Dr.ª Isabel Santos, Médica Veterinária e Responsável na AGROS pelo Serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações, sobre a evolução do projeto iniciado em 2019 pelo setor cooperativo leiteiro, o processo de certificação das suas explorações pelo Protocolo Welfare Quality (WQ)®, já utilizado em outros países, visando avaliar a conformidade em Bem-Estar Animal. Por último, o Eng.º Carlos Osório, Diretor Geral da Ucanorte XXI, empresa participada do Grupo AGROS, apresentou de forma mais pormenorizada o Projeto Secador de Milho Grão, cujas instalações foram inauguradas no programa do evento.
A Cerimónia foi encerrada com a intervenção da Ministra da Agricultura, onde deixou o desafio de “acelerar o caminho que já estamos a percorrer de uma agricultura e pecuária de precisão, com tecnologias mais inteligentes, com uma utilização mais eficiente dos recursos, com maiores garantias da autenticidade dos produtos. A aposta na transição digital, onde a agricultura também marca presença, permite redução de custos, aumenta a ecoeficiência e reduz impactos sobre o ambiente.”
Sucedeu-se então o tradicional Milk Drink, brinde ao leite genuinamente português, com a presença da Dr.ª Maria do Céu Antunes, do Sr. José Capela, do Senhor Comendador Manuel dos Santos Gomes, Presidente da CONFAGRI e do Conselho de Administração da Proleite, e do Sr. José de Jesus Oliveira Marques, do Conselho de Administração da Lacticoop,
Ao final da manhã, foram inauguradas as Instalações Silares de Secagem de Milho Grão, em Barqueiros – Barcelos, pela Dr.ª Maria do Céu Antunes. Este projeto, liderado pela empresa participada Ucanorte XXI, dando seguimento à estratégia de criação de valor do Grupo AGROS em prol da produção de Leite, e atuando pela defesa dos interesses dos Agricultores e pela continuidade e sustentabilidade da atividade agrícola, agindo com plena consciência dos desafios futuros, pretende criar condições aos agricultores da região para produzirem milho em grão como alternativa à atividade de produção de leite.
A AGROS – União de Cooperativas, quer pelo seu passado, quer pelo que representa para a economia do setor agroalimentar, através das suas Cooperativas Agrupadas nas Regiões de entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, considera ter um papel importante na promoção e divulgação das atividades agrícolas que são impulsionadoras de desenvolvimento local e fixação das suas populações.