Cerimónia de celebração dos 75 anos da AGROS
Como meio de celebração pelos 75 anos da fundação da AGROS, tiveram lugar uma série de momentos comemorativos que incluíram várias Entidades, Produtores, Cooperativas e Colaboradores. Até ao final do presente ano, neste âmbito e a seu tempo, serão reveladas outras iniciativas que irão culminar as celebrações. No entanto, foi vontade dos Órgãos Sociais assinalar a data de 11 de abril através de uma cerimónia comemorativa, que teve lugar no Espaço AGROS, e decorreu no passado dia 6 de julho, reunindo aproximadamente 500 convidados, diversas Entidades Oficiais e representantes de entidades ligadas ao setor leiteiro. Desde a sua fundação, a 11 de abril de 1949, a AGROS tem sido um pilar de excelência e inovação no setor leiteiro em Portugal. Esta celebração não foi apenas um momento de festa, mas também uma oportunidade de refletir sobre o percurso que transformou a AGROS numa instituição de prestígio inegável. Ser AGROS é pertencer a uma família na qual a “união” é palavra de ordem, uma vez que, todo o sucesso é fruto de um grande trabalho de equipa.
A abertura do evento foi conduzida pelo Presidente da AGROS, Dr. Idalino Leão e pelo Sr. Primeiro-Ministro, Luís Montenegro. As suas palavras destacaram a dedicação, o espírito de união e o esforço contínuo que têm sustentado a organização ao longo destas sete décadas e meia. O Exmo. Senhor primeiro-ministro procedeu à inauguração de um Monumento de homenagem ao Produtor de Leite, que representa a história da dedicação, trabalho árduo e compromisso dos Homens e Mulheres que, com espírito de União, construíram o caminho de afirmação desta Organização.
A cerimónia incluiu a exibição de um vídeo comemorativo especialmente preparado para a ocasião, que reviveu os momentos marcantes da história da AGROS. Este pequeno vídeo permitiu aos presentes uma imersão na história que tem moldado o setor leiteiro e continuará a impulsionar o seu desenvolvimento no futuro. No culminar das celebrações, foi realizada uma homenagem a todos os ex-presidentes da AGROS. A cerimónia terminou com um momento emocionante em que todos os presentes sopraram as velas em homenagem à AGROS, sob o lema “O Nosso Leite Conta Uma História”.
Neste Dia Internacional das Cooperativas eu queria prestar, um reconhecimento e um agradecimento ao papel que desenvolvem em Portugal. A resiliência, a capacidade de resistir, de sofrer, de enfrentar e superar as dificuldades. O setor do leite é o que mais tem sofrido ao longo destes anos, mas também tem encontrado as portas para puder sobreviver e vencer aos obstáculos. Quero deixar a minha palavra, a todos os que lideraram este movimento, a AGROS é efetivamente uma marca icónica de Portugal. Líder neste setor. Nasceu da junção de 3 cooperativas, hoje são 44! Envolve mais de 800 Produtores de Leite.
O valor acrescentado que sai deste setor, é de facto muito significativo. A agricultura portuguesa é estratégica para o futuro de Portugal. De facto, os agricultores portugueses são mesmo os primeiros ambientalistas. Se há coisa que carateriza um agricultor é a paixão e o amor à terra! Eu tenho muito respeito pelos produtores, pelos que arriscam, tenho esperança em muitos jovens que já vêm neste setor a confiança que precisam para o seu futuro. Tenho muito respeito pelas cooperativas, pelo auxílio que dão aos produtores.
Luís Montenegro, Primeiro-Ministro da República Portuguesa
75 anos são bodas de diamante e o diamante é uma pedra forte, uma pedra difícil de partir, e é isso que nós também somos, somos fortes, somos resilientes. 75 anos é muita história, é muita gente, é muito território, é muita vida, mas é tambem muita responsabilidade que não negamos nem fugimos.
A AGROS é composta por 44 cooperativas dos 5 distritos do Norte do país. A AGROS é também é uma união e uma família, e é por isso que homenageamos aqueles que tiveram o orgulho, a honra e a responsabilidade de presidir os destinos da agros ao longo destes 75 anos. A AGROS faz parte da economia social que não negamos e que nos orgulhamos, em que todos os anos durante a AgroSemana elencamos sempre uma IPSS para ajudar. Mas fazemos muito mais do que isso de forma anonima durante o ano e iremos continuar a assumir essa responsabilidade social.
A AGROS é economia, mas também é educação! Também é juventude! A AGROS também é ambiente, os agricultores são os primeiros ambientalistas, são os jardineiros das paisagens e os agricultores são os primeiros a sentir as alterações climáticas e os primeiros a ficarem preocupados com essas alterações. E é o único setor que contribui de forma direta para a descarbonização da economia.
A agricultura é coesão e gestão ativa do território. Hoje celebramos não só o aniversário da AGROS, mas também o Dia Internacional das Cooperativas. O setor cooperativo merece, precisa e exige que seja reconhecida a sua importância e especificidade.
Agradeço a todos! Eu conto com todos! Podem contar comigo.
Idalino Leão, Presidente do Conselho de Administração da AGROS
Inaugurado no Espaço Agros monumento em homenagem a todos os Produtores de Leite
O Monumento de homenagem ao Produtor de Leite, inaugurado no passado dia 6 de julho, representa a história da dedicação, trabalho árduo e compromisso dos Homens e Mulheres que, com espírito de União, construíram o caminho de afirmação desta Organização. O bloco em cimento impõe-se pela implantação, representando a força da AGROS no sector leiteiro, evidenciando a imagem da evolução da nossa marca ao longo de 75 anos. Na parte superior, e de forma ascendente, o bloco de mármore branco simboliza o crescimento da AGROS e a busca constante da excelência para o produto final da sua atividade – o Leite. A imagem recortada em aço corten assinala a forte relação dos nossos agricultores com os seus animais e que hoje assume grande preponderância para o sucesso desta atividade.