Agrival 2017

 

Entre os dias 18 e 27 de agosto de 2017 decorreu, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a 38.ª edição de um dos maiores certames da região, a Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa.

Este ano, a 16.ª Mostra Nacional de Gastronomia, que se realizou integrada no programa da Feira, contou com cerca de 10 unidades de restauração de todo o país, com uma nova decoração e imagem, novidades que pretenderam, não só premiar os expositores com melhores condições, mas também as cerca de 150 mil pessoas que visitaram a Agrival no decorrer dos 9 dias de Feira.

O naipe de artistas que subiu ao palco da Feira Agrícola do Vale do Sousa contou com nomes sonantes no panorama nacional, acrescentando valor a este evento e ao programa apresentando, atraindo uma faixa etária de público jovem e tornando-o num ponto de encontro para amigos e familiares. Paralelamente, além das atuações no palco principal, decorreram, ainda, alguns concertos temáticos, espetáculos de música tradicional e grupos etnográficos.

No que concerne à vertente expositiva, a Agrival mantém a sua essência rural e agrícola, mas evoluindo ao longo dos seus 38 anos de história, abrangendo cada vez mais setores e segmentos de atividade, contando no presente ano com aproximadamente 350 expositores que divulgaram os seus produtos e serviços, em 25 000 m2 de área de Feira, e atingindo mais de 10 milhões de euros em volume de negócios, ultrapassando todas as expectativas e recordes. Os já tradicionais concursos, que valorizam a vertente rural do concelho, continuam a ser um dos pontos altos do certame, como o concurso da broa de milho, da cebola, do pão-de-ló e até mesmo a Feira da Cebolas. A Cebola é sempre alvo de destaque e tem um impacto económico relevante para a região, sendo que, no dia 26 de agosto, e integrado no cartaz AGRIVAL 38.ª Feira Agrícola do Vale do Sousa da Feira Agrícola do Vale do Sousa, se realizou o 5.º Capítulo de Entronização da Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa, juntando-se a esta cerimónia, diversas Confrarias convidadas de todo o país.

A Agrival é também um importante palco de informação e debate sobre as temáticas mais relevantes para o setor, como é exemplo a realização do colóquio sob o tema “O Futuro da Nova Política Comum – Perspetivas para a Região”, iniciativa organizada pela CONFAGRI, e a dinamização do Fórum Regional da Agricultura sobre a prevenção de acidentes de trabalho com tratores e outras máquinas agrícolas, a cargo da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e da CooPenafiel – Cooperativa Agrícola de Penafiel, C.R.L.

Cada um dos dias do evento, assim como tem sido habitual em anos anteriores, foi dedicado aos diferentes concelhos da região do Vale do Sousa: Castelo de Paiva, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Felgueiras, Penafiel (este dia foi também dedicado à Cebola e ao Cooperativismo), Amarante e Paços de Ferreira. Também a vizinha Galiza teve protagonismo num dos dias do certame.

Dia 18 de agosto foi oficialmente inaugurada a 38.º edição da Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa pelas entidades presentes, entre as quais se destaca o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, António de Sousa. Como já vem sendo tradição, aquando da visita ao Stand da AGROS, brindou-se novamente ao Leite genuinamente nacional, como matéria-prima de excelência.

Já no último dia, 27 de agosto, realizou-se um Passeio de BTT, o clássico Desfile de Tratores com Alfaias Agrícolas e o Concurso Miss Agrival.

Esperamos, então, pela 39.ª Feira Agrícola do Vale do Sousa, convictos que este evento continuará a ser uma referência para o setor e para a região.