70 anos: Seminário AGROS
Integrado nas comemorações do 70.º Aniversário da AGROS, decorreu no dia 22 de novembro de 2019, no Espaço AGROS, um Seminário Técnico onde foram abordadas temáticas de interesse para o atual momento do setor. O principal objetivo deste evento foi apoiar o Produtor, proporcionando-lhe mais um espaço para o esclarecimento de dúvidas e aquisição de novos conhecimentos. Este momento de partilha de ideias e experiências contou com a presença de cerca de 530 Produtores e técnicos especializados.
O Seminário Técnico AGROS teve início com a Sessão de Abertura, proferida pelo Sr. José Capela, Presidente do Grupo AGROS, que sublinhou o quão marcante foi ano de 2019 para esta União de Produtores que celebrou 70 Anos de existência, de longevidade, e de vanguarda pelo setor leiteiro e agradeceu a presença de todos num evento que permite o debate de temáticas importantíssimas para continuarmos a caminhar para a sustentabilidade da produção de leite.
O programa abordado percorreu assuntos transversais aos 6 pilares do “Cartaz das Boas Práticas na Produção de Leite”, nomeadamente:
- Bem-estar Animal;
- Saúde Animal;
- Higiene do Leite;
- Nutrição (Alimento e Água);
- Ambiente;
- Gestão Socioeconómica da Exploração.
Assim, a prossecução da Missão e da Visão da AGROS, está assente na execução da principal Orientação Estratégica revista deste quadriénio (2018/2021) desta Administração, que é:
Garantir a estabilidade e sustentabilidade da Produção de Leite, promovendo a eficiência e as boas práticas na produção das explorações leiteiras.
A primeira comunicação esteve a cargo do Prof. Doutor George Stilwell da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa com o tema “A importância do bem-estar na recria como futuro da Exploração”. O Prof. Dr. Telmo Nunes, também da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, apresentou a “Biossegurança em Explorações leiteiras”. Seguiu-se o Prof. Doutor Joaquim Lima Cerqueira – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que se pronunciou sobre o “bem-estar animal e uso eficiente da água nas explorações de vacas leiteiras”. No final do conjunto de apresentações da manhã foi proporcionado um momento de debate para colocação de questões aos palestrantes.
As apresentações prolongaram-se durante a tarde com um novo painel de oradores, e foi o Dr. Jose Miguel Cuevas Martinez, Diretor do Departamento de Compra de Leite na Leche Celta, que retomou o programa com o “Caso Leche Celta – certificação em bem-estar animal e pastoreio”. Este estudo de caso foi também extremamente relevante, uma vez que a AGROS iniciou a certificação de um dos pilares das boas práticas, o Bem-Estar Animal, e que culminará em julho de 2020 com a Certificação em Bem-estar animal do produto – o leite, recolhido nas nossas explorações, sob o referencial Welfare Quality, que será aprovado por uma Entidade certificadora externa. Foi neste enquadramento que o Serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações foi criado, com o reforço de quadros técnicos, que estão a apoiar os Produtores, juntamente com os técnicos das Cooperativas neste processo de certificação.
Por fim, a Dr.ª Isabel Couceiro, Gestora de Comunicação Institucional na Lactogal, apresentou a todos os presentes o portfólio de novos produtos da Lactoga. É necessário atuar face às atuais preocupações dos consumidores, pois no momento da decisão de compra as questões relacionadas com sustentabilidade e bem-estar animal serão, certamente, um fator decisivo. É, por isso, estratégico prosseguir com as várias iniciativas que a AGROS tem vindo a desenvolver com vista à promoção e divulgação das boas práticas na produção e a sua importância na obtenção de um produto de excelência, o Leite.