Manual da Certificação de Explorações

Serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações AGROS

 

A introdução de sistemas de Certificação nas explorações de produção de leite é um tema que muito tem sido abordado ao longo dos últimos anos. De facto, os consumidores, cada vez mais, procuram selos nas embalagens dos produtos animais que garantam as boas-práticas na produção, seja do ponto de vista de Bem-Estar Animal, Impacto Ambiental, entre outras áreas.

A implementação deste tipo de sistemas de gestão de qualidade pressupõe melhorias quer para a indústria quer para a produção, obrigando a delinear estratégias conjuntas a longo prazo. Isto é fundamental para estar presente num mercado que evolui de forma tão rápida e globalizada, onde não importa apenas cumprir os requisitos de qualidade internos, mas é necessário fundamentá-los e comunicá-los até ao final da cadeia de valor, o consumidor.

 

Bem-Estar Animal (BEA)

O Bem-Estar Animal tem-se revelado, cada vez mais, uma das principais preocupações do consumidor de produtos de origem animal e da sociedade em geral. Aproveitando a presença de milhares de pessoas na Agrosemana 2019, uma Feira Agrícola que traz ao nosso espaço inúmeros consumidores, realizamos um inquérito acerca da produção de leite e aspetos do seu consumo. Entre estas questões, tentamos perceber qual a importância (numa pontuação de 1 a 5) que estes atribuem a cada um dos aspetos descritos no gráfico abaixo, quando compram um produto de leite ou derivados.

Como vemos, a importância atribuída a questões de Bem-Estar Animal é bastante elevada, sendo este nosso o ponto de partida no âmbito da certificação de explorações. Este caminho, visará também dar resposta a outras preocupações atuais como as questões da biossegurança, impacto ambiental, entre outras. Face às exigências do consumidor, torna-se cada vez mais urgente que a produção animal adote sistemas baseados em estudos científicos que permitam garantir que o Bem-Estar dos seus animais é assegurado.

 

Certificação das explorações leiteiras

Uma equipa veterinária qualificada presta a todas as Explorações AGROS um acompanhamento técnico na área do Bem-estar Animal de acordo com referencial Welfare Quality®, protocolo Europeu com reconhecimento junto do consumidor. Trabalhamos junto dos nossos Produtores para no futuro acrescentar outros parâmetros, que consideramos fundamentais à garantia do Bem-Estar dos animais na Exploração.

Este protocolo baseia-se em quatro princípios base: a alimentação, o alojamento, o estado sanitário e o comportamento dos animais.

Cada auditoria dará origem a uma pontuação da exploração e desencadeará ações corretivas e oportunidades de melhoria nas explorações, com o objetivo de desenvolver um processo de melhoria contínua das metodologias de produção de leite.
A AENOR é a empresa externa de certificação, responsável pela atribuição do selo “AENOR conforme em Bem-Estar Animal” ao leite produzido pelas explorações aprovadas em auditoria, exigindo todas as garantias de rastreabilidade do produto para a sua atribuição.

 

Novo serviço AGROS

Porque acredita neste caminho da certificação como parte da melhoria da imagem da produção animal, e da sustentabilidade da Produção leiteira, a AGROS apostou na criação de um novo serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações (CSE), com o intuito de acompanhar e apoiar os seus Produtores nesta realidade. Este serviço é composto por três Médicas Veterinárias, que se encontram atualmente a visitar as explorações, realizando pré-auditorias de aconselhamento aos Produtores, onde contam com o apoio de Técnicos das diversas Cooperativas suas associadas. Nesta primeira abordagem é entregue ao Produtor um manual que explica o Protocolo Welfare Quality (WQ) ®, e são esclarecidas todas as dúvidas que o Produtor tenha acerca do processo de Certificação.

Queremos dar visibilidade ao trabalho contínuo dos Produtores que se preocupam com o bem-estar dos seus animais e em fazer chegar às nossas mesas leite de qualidade, produzido com respeito pelos animais e pelo ambiente. Este é o caminho escolhido pela AGROS e tudo faremos para atingir este objetivo, em prol do setor.

Através da implementação destes sistemas pode-se aferir a forma de produção nas explorações leiteiras nestas matérias e identificar oportunidades de melhoria, num processo contínuo que promova, ano após ano, uma estratégia empenhada em produzir leite de forma sustentável. Queremos acompanhar e dar resposta às preocupações dos consumidores, apoiando os nossos Produtores neste caminho que interessa a todos nós: a Sustentabilidade da produção animal!

 

Formação de auditores em Bem-Estar Animal, pela aenor, no Protocolo Welfare Quality®

Entre os dias 23 e 26 de julho, foi realizada no Espaço AGROS, uma formação para Auditores no Protocolo Welfare Quality® promovida pela AENOR, empresa responsável pela certificação das Explorações em Bem-Estar Animal. Nesta formação estiveram presentes elementos da AGROS e de algumas das suas Cooperativas, cujos técnicos irão proceder às pré-auditorias nos seus Produtores, da LACTICOOP e da PROLEITE. A formação teve uma componente teórica e uma componente prática, assegurada em explorações de Produtores da AGROS.

Texto: Dra Isabel Santos, Médica Veterinária – Responsável pelo Serviço de Certificação e Sustentabilidade das Explorações