Promoção dos Produtos Agroalimentares Europeus
191 milhões de euros para promoção dos produtos agroalimentares europeus, na União Europeia e no estrangeiro.
Os programas para 2019 que visam a promoção dos produtos agroalimentares europeus centrar-se-ão sobretudo nos mercados situados fora da UE que apresentam o potencial de crescimento mais elevado. A Comissão Europeia adotou, com data de 14 de novembro, o programa de trabalho para 2019 no âmbito da política de promoção, o qual inclui uma dotação de 191,6 milhões de euros para programas selecionados para cofinanciamento da União Europeia – o que significa um aumento de 12,5 milhões de euros comparativamente a 2018. Destes, 89 milhões de euros serão afetados a campanhas nos países com forte crescimento, nomeadamente o Canadá, a China, a Colômbia, o Japão, a Coreia, o México e os Estados Unidos. Uma parte destes fundos destina-se à promoção de produtos específicos, como as azeitonas de mesa.
A Europa é o primeiro produtor mundial de produtos de qualidade do setor alimentar e das bebidas. Apraz-me registar que, ao dedicarmos uma ainda maior atenção ao esforço de promoção em 2019, conseguiremos dar melhor a conhecer esta realidade, tanto na UE como nos países terceiros com elevado potencial de crescimento, em benefício dos nossos agricultores e dos produtores do setor agroalimentar. Com o aumento do número de acordos comerciais crescem as possibilidades de acesso a novos mercados e a Comissão está empenhada em apoiar os produtores europeus na promoção e exportação dos seus produtos.
Phil Hogan, Comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural
A nível interno, é dedicada especial atenção às campanhas de promoção dos diferentes sistemas e rótulos de qualidade, incluindo as denominações de origem protegida (DOP), as indicações geográficas protegidas (IGP) e as especialidades tradicionais garantidas (ETG), assim como aos produtos biológicos. Além disso, uma parte do financiamento destina-se a setores específicos como o arroz, a fruta e os produtos hortícolas produzidos de forma sustentável. Estes produtos foram especificamente selecionados para se promover uma alimentação saudável junto dos consumidores da UE.