Portugal Rural 2018

 

Decorreu, entre 6 e 9 de setembro, nos Jardins da Avenida Júlio Graça – Vila do Conde, a 15.ª edição da “Portugal Rural – Feira das Atividades Agrícolas de Vila do Conde”. Organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Vila do Conde, Associação de Agricultores de Vila do Conde, Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto e a Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, este certame assume uma enorme importância para o município e para a região, uma vez que aproxima o meio rural e agrícola do meio urbano, dando a conhecer a riqueza da atividade agrícola e rural, enfatizando o seu papel na economia local.

Em 2018 o programa apresentado foi extenso e diversificado, e incluiu um conjunto de atividades ligadas à caça, galgos, equitação, uma caminhada rural, workshop de arranjos florais e showcooking de “Receitas com batata” e de “Compotas Tradicionais”, com destaque para os concursos “A Melhor Marmelada de Vila do Conde” e a “A maior Abóbora de Vila do Conde”. O último dia da Portugal Rural foi marcado pelo passeio e desfile de atrelagens, cavaleiros e amazonas. A animação musical contou com uma panóplia de folclore, concertinas, cantares ao desafio e concertos. Na sua maioria, estas atividades são asseguradas por diversas entidades do concelho, que desenvolvem as suas atividades no meio agrícola e rural, dando assim a conhecer a riqueza da região e tendo a oportunidade de apresentarem e promoverem junto dos visitantes as suas iniciativas.

Para além da exposição de animais, a Feira contou com a presença de casas agrícolas, empresas agrícolas, instituições e organismos ligados ao setor rural concelhio e nacional.

No dia da inauguração desta 15.ª edição, a Presidente da Câmara – Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelo seu Executivo Municipal, representantes das instituições da comissão organizadora do certame, entre outras entidades, realizaram a visita ao recinto da Feira e, aquando a passagem pelo Stand da AGROS, brindaram ao consumo de leite genuinamente nacional – Milk Drink.

A organização do evento tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo para que esta Feira cresça de forma sustentada, e fazendo por manter Vila do Conde como um concelho de referência no setor agrícola. Estamos certos que, tal como tem sucedido, a Portugal Rural perdurará e aguardaremos então pela sua 16.ª edição.