Expo Agribar 2024: A força do cooperativismo e da inovação agrícola
A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte, realizou-se entre os dias 23 e 25 de outubro de 2024, em Vila Boa – Barcelos, naquele que pretendeu ser um evento com o objetivo de divulgar técnicas e produtos inovadores, assim como promover a produção agrícola competitiva e o cooperativismo, com temas centrais como o milho e a vinha, as principais culturas da região.
Aquela que foi a 2.ª edição anual da Feira, organizada pela Agribar – Cooperativa Agrícola de Barcelos, marca uma etapa, de acordo com o Conselho de Administração desta instituição, onde se privilegia a demonstração, in loco, de culturas. O local escolhido proporcionou condições de excelência para a realização deste certame direcionado para agricultores profissionais.
No que concerne ao programa da Expo Agribar, os participantes tiveram oportunidade de assistir a um dia dedicado a palestras onde foram abordados temas relacionados como a recria, o futuro da produção leiteira, e soluções de biotecnologia para a cultura do milho, o principal foco do concelho de Barcelos.
Com a presença de vários expositores de importante relevância no panorama agrícola nacional, o evento contou ainda com a demonstração de uma vasta maquinaria tecnologicamente avançada. Deste modo, A feira constituiu também uma oportunidade para fortalecer laços entre os agricultores, partilhar conhecimentos e abrir portas para novas colaborações e parcerias que poderão ser cruciais para o futuro do setor. A valorização do trabalho cooperativo e a aposta em técnicas agrícolas inovadoras foram pontos centrais desta feira, que ofereceu uma plataforma dinâmica para aqueles que procuram evoluir.
Quanto à vertente expositiva, o Grupo AGROS fez-se representar institucionalmente com as empresas AGROS, Ucanorte XXI, Agros Comercial, Segalab e a cevarGado. Sob o mote “Um evento de Agricultores, para Agricultores” é de congratular iniciativas desta envergadura, nomeadamente naquele que é o maior concelho nacional em número de freguesias, com características fortemente rurais e onde a Cooperativa é, atualmente, a maior produtora de leite do país.