3º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Leite nas Escolas, dia 26 de setembro, decorreu o 3.º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro, no Centro de Congressos de Aveiro. Este evento, organizado pela FENALAC – Federação Nacional das Uniões das Cooperativas de Leite e Lacticínios e em colaboração com a AGROS, Lacticoop e Proleite, tem vindo a revelar-se um importante momento de aproximação do universo cooperativo agropecuário, através da partilha de vivências, conhecimento e experiências, pela sustentabilidade da produção de leite. Marcaram presença nesta iniciativa colaboradores ligados a estas organizações que constituem o cerne do setor do leite, membros das Direções das Cooperativas associadas AGROS e seus respetivos colaboradores, entre outras entidades convidadas.

A Sessão de Boas Vindas esteve a cargo do Senhor José de Jesus Oliveira Marques – Vice-Presidente do Conselho de Administração da Lacticoop. Seguiu-se o Senhor Jorge Manuel Mengo Ratola, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
O painel contou com ilustres oradores, especialistas nas temáticas diversificadas sobre o tema principal em destaque: o Leite.

O primeiro contributo esteve a cargo do Dr. Pedro Pimentel – Diretor-Geral da Centromarca, a Associação Portuguesa das Empresas de Produtos de Marca. Fundada em 1994, com o objetivo de criar uma associação através da qual fosse possível estudar, em conjunto, os problemas que afetam a marca e coordenar os esforços necessários para lhes dar uma resposta eficaz, atualmente, a Centromarca congrega 50 associados que detêm mais de 800 marcas e tem um volume de vendas anual no mercado nacional da ordem dos 6000 milhões de euros. Sob o mote “Do Copo ao Prado”, o orador focou-se no consumo e no consumidor como indutores da dinâmica no mercado, referindo que:

“Uma análise cuidada mostra que as modificações na relação do consumidor com o Leite e lácteos têm uma justificação muito mais de raiz comportamental do que raiz económica.”

Como reagir?

  • Lácteos para além do leite: o estigma incide essencialmente no leite, em dar tempo-de-antena aos outros lácteos.
  • Lácteos para os novos tempos: lactose free, redução açúcar/ gordura/ sal, lácteos ecológicos, lácteos, lácteos “de quinta”, eat & go.
  • Lácteos com glamour: lácteos na alta gastronomia, elevar perfil do produtor, cultura láctea, circuito de comércio especializado.

A Dr.ª Isabel do Carmo, Médica Especialista em Endocrinologia, Diabetes e Nutrição, licenciada e doutorada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, e Professora nessa mesma instituição de ensino, enquadrou o início do consumo de Leite na história.

Neste seguimento, a Dr.ª Cristina Vasconcelos, Diretora de Marketing da Lactogal – Produtos Alimentares S.A., apresentou a situação do mercado lácteo em Portugal, e qual o papel que esta empresa ocupa no panorama nacional.

Depois de um espaço de debate e de convívio, as apresentações prolongaram-se durante a tarde, com a sessão a ser reaberta pelo Senhor José Capela – Presidente do Conselho de Administração da AGROS U.C.R.L., que, na sua intervenção, relembrou o momento em que há 22 anos atrás a AGROS, a Proleite e a Lacticoop tiveram a ousadia, a audácia e a coragem de se unirem por um bem maior, e colocaram o setor acima do interesse isolado de cada Organização, e fundaram a Lactogal. Este ato foi, na altura, imprescindível para a sobrevivência do setor, e hoje em dia, continua a sê-lo, pois a Lactogal continua a ser insubstituível na sustentabilidade do mesmo. Afirmou, ainda que:

“Este foco, esta missão, esta determinação, representa a luta de todos os dias pela Produção de Leite, pelo futuro dos Produtores de Leite, pela sua sustentabilidade, pelo seu respeito e pela valorização que merecem!”

Seguiu-se a Dr.ª Renata Costa – Marketing Manager da Tetra Pak Ibéria que se pronunciou relativamente à “Tetra Pak e a inovação das embalagens”.

“Os Inimigos do Leite” foi o tema abordado pelo Dr. João Júlio Cerqueira, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto com Mestrado Integrado em Cronoterapêutica, e Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar e Medicina do Trabalho. Defensor do método científico, da medicina baseada na evidência e dedicado ao estudo e refutação científica das medicinas alternativas desde 2013, o Dr. João Júlio Cerqueira é fundador do projeto Scimed, com o objetivo de promover a literacia em saúde da sociedade portuguesa, afirmando que:

“Os inimigos do Leite são os inimigos da ciência. O Leite é um alimento demonizado, recorrendo à pseudociência e promoção do medo.”

Depois de percorrer alguns dos mitos mais comuns sobre o leite, surgiram algumas recomendações para o setor:

  • Maior intervenção nas redes sociais, nomeadamente, dar voz aos profissionais que promovem ciência baseada na evidência;
  • Descolar da mensagem sobre o cálcio e promover outras vantagens do Leite;
  • Fazer a transição para uma economia assente num modelo sustentável.

As honras da Sessão de Encerramento estiveram novamente sob a alçada Senhor Comendador Manuel Santos Gomes, Presidente da Proleite e da FENALAC. A última intervenção do 3.º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro foi um espaço de descontração, com o humorista Nilton que fez deste um momento memorável.

Paralelamente a este evento, a FENALAC, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, promoveu uma iniciativa de sensibilização e diversão para os mais novos, no exterior do Centro de Congressos de Aveiro para assinalar o Dia Mundial do Leite nas Escolas, visando incentivar as boas práticas alimentares nas escolas e sensibilizar para a função nutricional do leite na infância. Foram convidadas 150 crianças do ensino básico do Concelho de Aveiro que ficaram a saber mais sobre leite, desde a origem até aos seus benefícios para a sua Saúde. O Dia Mundial do Leite nas Escolas foi instituído no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo celebrado pela primeira vez em Portugal este ano.