2º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro

 

Sob o mote “Quero mais Leite”, decorreu, no passado dia 5 de outubro de 2017, o 2.º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro, na sede da Proleite, em Oliveira de Azeméis.

Com a organização da FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite e o apoio das suas federadas Proleite, AGROS e Lacticoop, este encontro afigurou-se como um momento de reunião e discussão do estado do setor leiteiro em Portugal, fomentando o espírito cooperativo de um ramo essencial da economia nacional.

Em espírito de convívio e confraternização entre os colaboradores ligados a estas três organizações, membros das Direções das Cooperativas associadas à AGROS e respetivos colaboradores, entre outras entidades convidadas, foram abordados temas prementes do setor.

A abertura do evento contou com a atuação do Grupo de Cantares da Proleite e a Sessão de Abertura foi proferida pelo Senhor Comendador Manuel Santos Gomes, Presidente da Proleite e da FENALAC.

O painel de oradores da manhã foi inaugurado por Blandine Meyer da Kantar Worldpanel, empresa especialista mundial no comportamento do consumidor, que faz parte da Kantar, uma das maiores redes mundiais de insights, informação e consultoria. Nesta apresentação foi efetuado o ponto de situação no que toca à evolução do mercado lácteo em Portugal, começando por explicitar a todos os presentes as tendências “shopper” e qual o impacto destas na categoria do Leite, concluindo que existem mudanças comportamentais no consumidor como uma maior procura de opções saudáveis, que o público feminino marginaliza o Leite na busca pelo bem-estar e que é essencial comunicar os benefícios do Leite para recuperar imagem e reforçar a oferta “alternativa”.

Seguiu-se o Professor Doutor Nuno Borges, docente na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), que se pronunciou relativamente ao “Papel do Leite na Alimentação”, apresentando à audiência factos nutricionais da nossa matéria-prima, assim como evidências cientificamente fundamentadas acerca do impacto do consumo de Leite e seus derivados, chegando às conclusões que se seguem:

  • Estes não se associam a um aumento da mortalidade em geral;
  • Associam-se a menor risco de desenvolver doença cardiovascular;
  • Parecem associar-se a menor risco de desenvolver diabetes de tipo II;
  • Associam-se a menor risco de cancro coloretal e gástrico, parecem associar-se a menor risco de cancro da mama e bexiga, não parecem ter qualquer associação com outros (pâncreas, ovário, pulmão e esófago);
  • Os lácteos associam-se a uma redução do risco de síndrome metabólica.

A última sessão da manhã esteve a cargo da Dr.ª Isabel Couceiro, Gestora de Comunicação Institucional da Lactogal. Durante a sua apresentação, recordou um pouco da história da fundação da Lactogal Produtos Alimentares S.A., assim como a sua missão, visão e valores, e deu a conhecer as novas ofertas e tendências de mercado desta empresa.

Assim, depois de um espaço de debate com todos os intervenientes, a Sessão da Manhã foi encerrada pelo Senhor José Capela, Presidente do Grupo AGROS, que recordou a todos a importância de iniciativas desta génese, para que o setor seja ouvido a uma só voz, através da sensibilização e da passagem de informação credível e fidedigna quanto às propriedades e benefícios do consumo de Leite e seus derivados.

Após um momento de pausa e confraternização entre todos os participantes, a abertura da sessão de trabalhos da tarde foi proferida pelo Senhor Joaquim Cardoso, Presidente da Lacticoop.
Em clima de convívio e união, a FENALAC apresentou as linhas gerais da campanha de promoção do Leite que entrou em vigor a partir do dia 16 de outubro, precisamente o dia em que foi apresentada no CCB em Lisboa.

A FENALAC tem vindo a assumir um papel historicamente relevante na promoção institucional do Leite, como é exemplo a campanha lançada no decorrer dos anos 90, sob o mote “Leite é juventude”, e as duas campanhas entre 2007 e 2013, “Beba Leite todos os dias, toda a vida”. Naturalmente, os objetivos foram evoluindo como resultado da massificação do acesso ao Leite, comunicação dos diferentes tipos de Leites, e pelo crescimento de uma “campanha” de desinformação sobre o papel do Leite na alimentação. Assim, a FENALAC sentiu a necessidade de intervir novamente ao nível da promoção, apresentando uma candidatura ao programa europeu da promoção de bens agrícolas, em abril de 2016, que foi aprovada em novembro desse mesmo ano, com o objetivo final de esclarecer o real papel do Leite na alimentação, fundamentado por factos científicos.

A nova campanha, que reúne figuras públicas sob o mote “Quero mais Leite” terá a duração de três anos. A criatividade é da OPAL e a direção criativa de Gonçalo Santos. Além de filmes, a campanha apresenta uma plataforma online e perfil nas redes sociais, através dos quais irá “desenvolver ações de interação com organismos de carácter social e familiar, educativo, na área da saúde.

A última intervenção do 2.º Encontro do Setor Cooperativo Leiteiro foi um espaço de lazer, com o Quarteto dos 3 irmãos Paulo e Pedro que fizeram deste um momento memorável.

As honras da Sessão de Encerramento estiveram novamente sob a alçada Senhor Comendador Manuel Santos Gomes, Presidente da Proleite e da FENALAC, na esperança que sejam momentos como estes que motivem todos os intervenientes do setor leiteiro em Portugal a defender a qualidade do nosso produto, o Leite, como parte da alimentação de todos os portugueses.