Festa da Criança e do Leite 2019

4.ª edição comemorativa do Dia Mundial da Criança e do Leite.

A Festa da Criança e do Leite, que contou em 2019 com a sua 4.ª edição, surgiu como uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial da Criança conjuntamente com o Dia Mundial do Leite, que desde o ano de 2001 se celebram anualmente no dia 1 de junho.

Segundo informação do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), comer mal é o principal responsável pela perda de anos de vida saudável dos portugueses, tendo em consideração que a obesidade (peso a mais) é o maior problema de saúde pública (57% da população nacional tem excesso peso). Assim, torna-se fundamental sensibilizar e informar os adultos do futuro para os benefícios de uma alimentação equilibrada e estilo de vida ativo, dando primazia ao leite e produtos lácteos como alimentos completos a nível nutricional, nomeadamente na idade infantil, como fase de desenvolvimento e crescimento. Não obstante, de acordo com a Comissão Europeia, Portugal encontra-se entre os países da Europa com maior número de crianças afetadas pela obesidade: 7,7% das crianças com menos de 10 anos são obesas e 17,3% pré-obesas, enquanto 8,7% dos adolescentes (10-17 anos) são obesos e 23,6% pré-obesos (PNPAS); reforçando a necessidade para iniciativas desta génese.

Nesta edição, a Festa da Criança e do Leite, promovida pela AGROS, realizou-se no dia 31 de maio de 2019, entre as 10:00 horas e as 16:30 horas, no Espaço AGROS em Argivai – Póvoa de Varzim.

Esta iniciativa contou com a presença de aproximadamente 700 crianças, todas finalistas do ensino básico, num total de 25 escolas e 37 turmas, pertencentes a instituições escolares dos concelhos de Barcelos, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde.

Num dia em que os protagonistas foram os mais novos, esta festa contou com a realização de jogos didáticos, num local que prima pelo contacto direto com a Natureza e passado rural, promovendo também a confraternização e convívio entre as crianças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS