AGRO 2017

A 50.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação decorreu entre os dias 23 e 26 de março de 2017

Considerado com um dos maiores certames de cariz agrícola na região Norte do país, organizado pela InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica de Braga, contou nesta edição com uma programação comemorativa pelas 50 edições.

À semelhança de edições anteriores, o programa apresentado contou com vários seminários, dinamizados por instituições parceiras, sobre agricultura biológica e práticas de sustentabilidade agrícola, além dos Concursos Pecuários das Raças Arouquesa, Maronesa e Minhota, assim como o VI Concurso Pecuário Nacional da Raça Cachena, o 5.º Concurso Pecuário da Raça Holstein Frísia e o 29.º Concurso Nacional da Raça Barrosã e o estreante Concurso Avícola de Raças Autóctones.

Relativamente ao 5.º Concurso Pecuário da Raça Holstein, de entre os diversos prémios atribuídos, evidenciam-se os seguintes: Grande Campeã Jovem (J) – pertencente à Sociedade Agro-Pecuária Vilas Boas & Pereira, Lda (Ponte de Lima) – e Vaca Grande Campeã da AGRO 2017 (GC) – pertencente à Exploração Encanto Natural – Agro-Pecuária, Lda (Ponte de Lima). É de ressalvar que ambas as Explorações premiadas possuem o Programa BoviControl, serviço proporcionado pela Segalab – Laboratório de Sanidade Animal e Segurança Alimentar.

Destaca-se, ainda, o Serviço de Receção e Controlo do Leite de Animais a Concurso assegurado pelo Serviço de Apoio Técnico à Produção de Leite da AGROS, U.C.R.L., assim como a instalação do equipamento de ordenha foi cedida pela Agros Comercial, empresa do Grupo AGROS.

Entre as novidades do programa apresentado pela entidade organizadora foi a realização de uma Grande Conferência no Grande Auditório do PEB, que se realizou no dia 24 de Março, com o apoio do Crédito Agrícola, com o objetivo de debater temas que marcam a agenda do sector, nomeadamente a Política Agrícola Comum (PAC), a reforma da floresta, o futuro da viticultura, o financiamento da agrícola e da indústria agroalimentar, empreendedorismo e inovação e a internacionalização da agricultura e da indústria agroalimentar, onde marcaram presença cerca de 18 oradores. Durante esta Grande Conferência, foi apresentado o Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2017, resultante da parceria entre a Caixa de Crédito Agrícola e a InVivoNSA, empresa do setor de produção animal. Este visa focalizar-se nas fileiras estratégicas para Portugal, distinguindo e incentivando empresas e projetos que se destaquem nas seguintes categorias: cereais, floresta, hortifruticultura, produção animal e inovação em colaboração.

A Grande Gala comemorativa dos 50 anos da AGRO foi também um dos pontos altos do certame onde a InvestBraga homenageou um total de 11 instituições e 11 personalidades que, ao longo dos 50 anos, têm apoiado a AGRO e contribuído para a evolução do evento. De entre a lista de instituições consta a AGROS – União das Cooperativas dos Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, distinção que muito nos honra, em representação da região e do setor leiteiro na promoção do meio rural agrícola. O Presidente da AGROS – Sr. José Capela, que recebeu a homenagem em nome da instituição, afirmou anteriormente que “esta edição merece destaque pela longevidade que a data representa, bem como, pela importância da Feira como local de encontro, de partilha de experiências, de demonstração de inovações de equipamentos e alfaias agrícolas, de realização de concursos pecuários, de seminários de temáticas agropecuárias pertinentes, entre outras atividades que fizeram com que a visita a esta Feira seja uma incontestável tradição para os Produtores de Leite, para a AGROS e para as Empresas do Grupo AGROS ligadas ao setor.”

No dia da inauguração, a 23 de março, estiveram presentes, entre outras entidades, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural – Dr. Luís Capoulas Santos e o Presidente da Comissão de Agricultura e Mar – Eng.º Joaquim Barreto. Na passagem pelo Stand da AGROS, mantendo a tradição, estas entidades brindaram ao consumo do Leite genuinamente nacional.

No seguimento do objetivo estratégico, a cumprir durante o ano de 2017, de consolidar a promoção do Leite e dos seus benefícios para a saúde, e dando continuidade ao desafio iniciado em 2016, a AGROS fez-se representar numa vertente expositiva com o objetivo principal de sensibilizar os visitantes do certame quanto às propriedades e benefícios do consumo do Leite, produto 100% natural e de excelência para uma alimentação saudável e estilo de vida equilibrado. Também a Ucanorte XXI, a PEC Nordeste e a Agros Comercial, empresas participadas do Grupo AGROS, se fizerem representar institucionalmente com exposição dos seus produtos e serviços.

De acordo com os responsáveis da InvestBraga, o balanço da 50.ª AGRO foi muito positivo. Com cerca de 250 expositores e um número de visitantes, entre profissionais e público geral, significativo, foi reforçado o seu posicionamento como Feira de referência no setor.

Finda esta edição, a 51.ª AGRO já está a ser planeada. O Parque de Exposições de Braga vai sofrer uma requalificação, que incluem uma estrutura reabilitada que vai permitir mais expositores, um aumento da área exterior e um Centro de Congressos.

  • 19 Vacas a Concurso em Lactação
  • 173 Litros de Leite Recolhido

ÚLTIMAS NOTÍCIAS