70.º Aniversário AGROS

Cerimónia Comemorativa

A AGROS celebrou, no passado dia 11 de abril, 70 anos da sua fundação.

Para assinalar esta data, que deu início a uma longa caminhada de criação de valor pelo Leite, uma matéria-prima de qualidade ímpar, resultante do árduo trabalho da pecuária leiteira, decorreu no dia 26 de junho de 2019, no Espaço AGROS, uma cerimónia comemorativa do 70.º Aniversário da AGROS U.C.R.L.

Durante sete décadas perduraram o esforço, a dedicação e o espírito de união, para fazer desta Organização aquilo que é hoje: uma instituição respeitada, com um elevado estatuto de credibilidade e de um prestígio inegável.

As Boas Vindas e Abertura da Sessão estiveram a cargo do Presidente da AGROS e do Grupo AGROS, Sr. José Capela, e do Presidente da Assembleia Geral da AGROS, Dr. Idalino Leão.

Também a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, e a Vereadora Dr.ª Lucinda Amorim, em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, proferiram algumas palavras em que congratularam a União de Cooperativas por este marco histórico.

Vários foram os sucessos ao longo destas sete décadas de existência e de longevidade, que foram retratados num Documentário com o intuito de evocar e reviver os momentos mais marcantes da história da AGROS – União de Cooperativas de Produtores de Leite Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes. Foi desta forma possível refletir e sentir o trajeto que determinou, marcou e moldou o rumo do setor, até aos dias de hoje, e que alavancará ainda mais esta herança de várias gerações.

Como forma de reconhecimento a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para alcançar o valor incontestável que a União de Cooperativas ocupa hoje no setor leiteiro e na vida de inúmeras famílias, decorreu uma sessão de homenagens, presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos, e pelo Presidente da AGROS e do Grupo AGROS, nomeadamente: às três Cooperativas Fundadoras, que foram os sinais precursores da organização da produção e desenvolvimento do setor do leite no Norte de Portugal – a Cooperativa Agrícola de Laticínios de Ribeira do Neiva – uma das mais antigas do país (mais tarde denominada Cooperativa Agrícola de Barcelos), a Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, e a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Leite do Concelho de Vila do Conde; também o Senhor Comendador Francisco Marques foi homenageado enquanto ex-Presidente da Direção, e em nome de todos os que presidiram e pertenceram aos Órgãos Sociais desta tão nobre Organização; e por fim, cada uma das Cooperativas Associadas identificou a Exploração AGROS com maior antiguidade, símbolos da longevidade deste setor, de forma a homenagear todos os Produtores de Leite.

Por sua vez, Dr. Luís Capoulas Santos condecorou a AGROS com a Medalha de Honra da Agricultura, atribuída pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que muito honra e prestigia a União de Cooperativas.

No término da Sessão Comemorativa do septuagenário aniversário, que contou com a presença de aproximadamente 650 Produtores de Leite AGROS, Entidades Oficiais e Entidades ligadas ao setor, todos os presentes sopraram as velas à AGROS, sob o mote “Nós somos a Família AGROS: Sermos União é a nossa maior força!”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS