4º Seminário Segalab

ONE HEALTH – UMA SÓ SAÚDE, proteger os nossos animais para preservar o nosso futuro

No passado dia 22 de fevereiro de 2017, decorreu, no Espaço AGROS em Argivai – Póvoa de Varzim, o 4.º Seminário Segalab subordinado ao tema “ONE HEALTH – UMA SÓ SAÚDE, proteger os nossos animais para preservar o nosso futuro”.

Este evento, ao qual assistiram cerca de 600 Produtores e técnicos especializados, espelha claramente o trajeto que a Segalab – Laboratório de Sanidade Animal e Segurança Alimentar, tem vindo a palmilhar de forma firme e convicta, através do profissionalismo e pró-atividade que lhe é reconhecido, no sentido de continuarem a alcançar patamares elevados de eficiência estratégica e operacional, com foco no Produtor de Leite.

Para a concretização desta ação foi fundamental a contribuição das diversas farmacêuticas parceiras, tais como a MSD Saúde Animal, Hipra, Zoetis, CE, Elanco, Merial, Bayer Health Care, NePhar, Vetlima, Ecuphar, NutriGenetick e Calier. De referir, igualmente, a participação das empresas do Grupo AGROS, nomeadamente a Ucanorte XXI, Agros Comercial e PEC Nordeste, além da Lusogenes e a ABLN – Associação para apoio à Bovinicultura Leiteira do Norte, que se fizeram representar numa vertente expositiva, apresentando os seus equipamentos, produtos e serviços, consolidando o conceito de Serviços de Apoio Integrado à Produção dentro do Grupo.

A abertura desta sessão foi proferida pelo Presidente da Administração da Segalab, Sr. José Capela, que enfatizou o forte compromisso assumido desde o início da intervenção da atual Direção na gestão do Grupo desde 2012: dotar e capacitar a AGROS e o GRUPO AGROS, nomeadamente a Segalab, dos meios necessários para valorizar, de forma sustentada, a produção agrícola e a pecuária de leite, sempre baseada num modelo de gestão justo, rentável e eficiente, em prol do Produtor de leite e contribuindo para a afirmação da produção de Leite em Portugal.

A primeira apresentação coube ao Dr. José Maria Cardoso, Médico Veterinário em representação da Ceva Saúde Animal, que partilhou com a audiência o “Impacto da Febre Q nos Efetivos Pecuários”. Depois de uma pequena contextualização acerca do agente Coxiella Burnetti, o orador percorreu os vários passos de combater esta doença emergente, inclusive os resultados de um estudo efetuado pela Ceva Saúde Animal relativamente a esta situação epidemiológica.

Posteriormente, a Dr.ª Marisa Bernardino, Médica Veterinária – Zoetis – pronunciou-se acerca das zoonoses com origem nos bovinos, nomeadamente a Leptospirose no caso específico do panorama nacional.

O Doutor Juan Cainzos, Consultor Técnico na área de Ruminantes da Elanco, apresentou a temática “Como Aumentar a Imunidade dos Animais: Estratégias para além da Vacinação” no qual se destacam as seguintes mensagens:

  • O sistema imune nato desempenha um papel importante no controlo de problemas infeciosos;
  • Dentro do sistema imune inato, os neutrófilos desempenham um papel chave na defesa da mama e útero;
  • Os neutrófilos são o tipo de células primárias na glândula mamária e útero, no início de uma infeção;
  • Existe um agravamento da resposta imunológica durante o peri-parto;
  • E que a deterioração na função imune afeta especialmente os neutrófilos;
  • Aumentar o número e função dos neutrófilos no peri-parto tem provado ser uma ferramenta útil na redução da incidência de mastites.

A última sessão da manhã esteve a cargo do Dr. Miguel Lopes Jorge, Médico Veterinário em representação da secção de Marketing e Serviços Técnicos de Ruminantes e Suínos na Merial, com a problemática “A Desparasitação Bovina no âmbito de Uma Só Saúde”, no qual afirmou que é necessário existir uma mudança de paradigma em que os parasitas não provocam danos e que a desparasitação é um custo, para os parasitas são um custo e a desparasitação é um investimento.

Após um momento de pausa e interação comercial, o Dr. André Preto, Médico Veterinário da MSD Saúde Animal, retomou o programa com a apresentação “O Papel da Vacinação na Proteção da Saúde Animal e Humana” e, logo de seguida, foi a vez da NutriGenetik expor o “Controlo de Mamites Ambientais através da Tecnologia SOP (SOP Gold Cow) onde o objetivo foi verificar a eficácia de um produto comercial (SOP® GOLD PRO COW)  no número de casos de mastites clínicas numa exploração leiteira comercial no Arizona (E.U.A.), demonstrando os resultados obtidos à plateia.

Os dois últimos oradores do evento, Dr.ª Deolinda Silva – Médica Veterinária e Diretora Técnica e Marketing da Hipra – e Dr. Bernardo Chitas Martins – Médico Veterinário e Gestor da Unidade de Negócio Ruminantes e Suínos na Vetlima – pronunciaram-se relativamente à “Redução da Utilização de Antibióticos: de que forma e com que ferramentas?” e as “Ferramentas de Monotorização da Vaca no Pós Parto: doseamento de cálcio” respetivamente.

Alinhada com os objetivos estratégicos traçados para o ano de 2017, no sentido de reforçar o posicionamento das Empresas do Grupo, e do canal cooperativo, como principais parceiros comerciais dos Produtores, a Segalab pretende continuar a desempenhar um papel fulcral e de destaque no apoio a todas as fases da produção, nomeadamente na saúde e bem-estar animal e, na qualidade da nossa matéria-prima de excelência, o Leite.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS