37º Concurso Nacional Holstein Frísia

Realizou-se durante os dias 17 e 18 de novembro no Espaço AGROS – Argivai, Póvoa de Varzim.

A APCRF – Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia realizou, durante os dias 17 e 18 de novembro, o 37.º Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia, no Espaço AGROS – Argivai, Póvoa de Varzim.

O evento, organizado pela APCRF – Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Holstein Frísia e pela AGROS U.C.R.L., contou ainda com o apoio da ABLN – Associação para apoio à Bovinicultura Leiteira do Norte e da EABL – Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira.

Este concurso tem por objetivo a avaliação morfológica dos bovinos da Raça Holstein Frísia e os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, bem como proporcionar aos criadores a oportunidade de mostrarem o esforço que vêm desenvolvendo na sua seleção. Não obstante, é de ressaltar esta competição, pela expressividade do setor leiteiro na região onde se insere o Espaço AGROS, representando um componente fulcral da economia e desenvolvimento local.

A iniciativa foi inaugurada no dia 17 de novembro, com o julgamento das secções de animais jovens, e teve o seu epílogo no dia seguinte, com o julgamento das secções dos animais em lactação. No total, estiveram a concurso 21 criadores com cerca de 140 bovinos.

O Juiz que teve a missão de avaliar e classificar os bovinos em competição, foi o canadiano Yvon Chabot, juiz oficial da Holstein Canada há mais de 25 anos e que, durante a sua longa carreira, julgou bastantes concursos por todo o mundo. Entre eles, aqueles que mais se orgulha de ter julgado, foi o Royal Agricultural Winter Fair em 2002, além de diversos concursos na Europa e América do Sul.

Entre os diversos prémios atribuídos, ressaltam os seguintes: Jovem Grande Campeã Nacional (GJ) pertencente à Soc. Agro-Pec. Vilas Boas & Pereira, Lda, exploração que arrecadou também o prémio de Vaca Campeã Nacional Jovem (J); Encanto Natural – Agro-Pecuária, Lda. foi honrado com o prémio de Vaca Grande Campeã Nacional (GC), além do mérito de Melhor Criador Nacional (C).

O Serviço de Receção e Controlo do Leite de Animais a Concurso foi levado a cabo pelo serviço de apoio técnico à Produção de Leite da AGROS, tornando em evidência a constante preocupação da União pelo bem-estar animal e pelo apoio disponibilizado aos Produtores presentes. Realça-se, ainda, que todo o equipamento disponibilizado para a ordenha foi cedido pela Agros Comercial, promovendo e consolidando a excelência do nosso setor.

No decorrer do concurso foi disponibilizada para download uma aplicação móvel, desenvolvida de forma conjunta por diversos serviços partilhados do Grupo AGROS, que permitiu aos visitantes do 37.º Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia participar de uma forma ativa na avaliação dos animais em cada secção, bem como, o acesso a informação detalhada sobre as explorações leiteiras presentes e respetivos animais a competição. Esta aplicação, já utilizada durante o Concurso Open AgroSemana da Raça Holstein Frísia, além de pretender despertar um maior interesse e participação no concurso, tem como objetivo que os criadores, sobretudo os mais jovens, sejam sensibilizados pelas questões que se relacionam com a funcionalidade e a seleção de características morfológicas, que podem contribuir para a obtenção de animais que produzam em melhores condições, durante mais tempo, e, paralelamente habilitarem-se a prémios por cada fase do evento (secção).

O Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia pretende ser também um evento especializado nas diferentes áreas ligadas à bovinicultura leiteira. Como tal, possuiu uma área expositiva com diversas empresas do setor, nomeadamente as participadas do Grupo AGROS, como a Ucanorte XXI e a cevarGado, que se fizeram representar de forma conjunta, a Agros Comercial com uma vertente expositiva específica para agropecuária e outra dedicada aos Tratores e Máquinas Agrícolas. A AGROS, em conjunto com a Proleite e a Lacticoop, dedicaram-se à promoção do consumo de Leite e laticínios, como sinónimo de qualidade, nutrição e saúde, através da oferta de produtos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS