Uma visão de longo prazo para as zonas rurais da União Europeia
Construindo juntos o futuro das áreas rurais
Uma tapeçaria vibrante de vida e paisagens, as áreas rurais da Europa fornecem-nos alimentos, casas, empregos e serviços essenciais de ecossistemas.
Para garantir que as zonas rurais possam continuar a desempenhar estas funções essenciais, a Comissão Europeia apresenta uma visão de longo prazo para as zonas rurais da União Europeia (UE) até 2040. Identifica áreas de ação para áreas e comunidades rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas.
Um Pacto Rural mobilizará autoridades públicas e partes interessadas para agir de acordo com as necessidades e aspirações dos residentes rurais. O Plano de Ação Rural da UE que o acompanha fomentará a coesão territorial e criará novas oportunidades para atrair empresas inovadoras, proporcionar acesso a empregos de qualidade, promover novas e melhores competências, garantir melhores infraestruturas e serviços e potenciar o papel da agricultura sustentável e atividades económicas diversificadas.
Uma visão para as áreas rurais em 2040
A visão de longo prazo para as zonas rurais da UE é uma iniciativa da Comissão Europeia para desenvolver uma visão europeia comum para 2040.
Na definição desta visão de longo prazo, a Comissão reuniu as opiniões das comunidades rurais e empresas através de consultas públicas e eventos liderados pelas partes interessadas. Por meio desse processo colaborativo, a Comissão criou uma visão abrangente e um plano de ação rural abrangente para ajudar as comunidades rurais e as empresas a atingirem seu potencial máximo nas próximas décadas.
Quatro áreas de ação complementares emergiram, incorporando uma visão de longo prazo de, por e para áreas rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas até 2040.
“As áreas rurais são o tecido da nossa sociedade e o coração da nossa economia. Eles são uma parte essencial de nossa identidade e nosso potencial econômico. Vamos valorizar e preservar nossas áreas rurais e investir em seu futuro.”
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia
IMAGEM 1. 4 áreas de ação
O Pacto Rural – governança reforçada para as áreas rurais da EU
Será realizado um Pacto Rural com todos os níveis de governação e partes interessadas a apoiar os objetivos comuns da visão que são propostos nesta Comunicação.
O Pacto proporcionará um quadro comum para o envolvimento e a cooperação de um vasto leque de intervenientes a nível da UE, nacional, regional e local.
Testemunhando o compromisso renovado da Comissão para com as comunidades rurais e o desenvolvimento das zonas rurais, a presente comunicação propõe um plano de ação rural articulado em torno de iniciativas emblemáticas.
Cada um deles reunirá diferentes áreas políticas da UE para concretizar a visão e os objetivos partilhados.
Criar um ecossistema de inovação
As áreas rurais beneficiarão do apoio para capacitar as comunidades e terão acesso a serviços para facilitar a inovação social.
Esta abordagem liderada pela comunidade envolve todos os segmentos da população nas áreas rurais:
- Uma plataforma de revitalização rural será estabelecida como um balcão único para as comunidades rurais, titulares de projetos rurais e autoridades locais para colaborar;
- A pesquisa e a inovação para as comunidades rurais contribuirão por meio do desenvolvimento de um forte ecossistema que reúna atores públicos e privados para que as comunidades rurais prosperem e sejam um lugar atraente para os inovadores trabalharem e viverem.
Impulsionar as conexões de transporte sustentável e a digitalização
A fim de melhorar as conexões de transporte existentes, as soluções e conexões de transporte multimodal sustentáveis devem ser otimizadas com recurso à digitalização. A infraestrutura para reformar a mobilidade rural será estabelecida para superar os desafios atuais:
- As melhores práticas de mobilidade multimodal sustentável para as áreas rurais serão desenvolvidas para apoiar os municípios rurais na identificação das melhores práticas e na sua reprodução em seu território;
- Os futuros digitais rurais abordarão as questões de conectividade digital, fechando a lacuna entre as áreas rurais e urbanas, incentivando a inovação digital e o uso de novas tecnologias, impulsionando as novas competências necessárias para a transformação digital e medindo o progresso no sentido de fechar a lacuna digital.
Aumentar a resiliência ambiental, climática e social
As transições verdes e digitais devem ser justas e levar em consideração as necessidades de todos os membros da comunidade rural, incluindo aqueles de grupos desfavorecidos, para fortalecer a resiliência social das áreas rurais e melhorar o bem-estar das pessoas. Em benefício das áreas rurais, diferentes atividades devem ser capazes de coexistir:
- Os municípios rurais serão apoiados na transição energética e na luta contra as alterações climáticas através da divulgação das melhores práticas e do fornecimento de orientações para aceder ao financiamento da UE para consolidar a transição verde;
- A construção de sumidouros de carbono por meio do investimento na reumidificação de pântanos e turfeiras oferecerá grande potencial em termos de benefícios climáticos;
- A missão da UE em matéria de saúde do solo e alimentação contribuirá para enfrentar os desafios do solo nas zonas rurais, bem como nas zonas urbanas, criando ligações entre as práticas rurais e urbanas;
- O trabalho dos países da UE sobre a inclusão de mulheres e grupos vulneráveis nas zonas rurais será apoiado para melhorar a disponibilidade, e acessibilidade de serviços de educação e cuidados de qualidade para crianças e outros dependentes nas zonas rurais, conforme anunciado na Estratégia de Igualdade de Género da Comissão 2020-25.
Apoiar a diversificação económica
O desenvolvimento de cadeias de abastecimento curtas, a promoção do turismo rural e a utilização de esquemas de rotulagem que reconhecem a qualidade e a variedade dos produtos alimentares locais e tradicionais terão um impacto positivo nas economias locais. O importante papel económico da agricultura deve ser preservado:
- O empreendedorismo e a economia social nas zonas rurais serão promovidos para enfrentar os desafios e tirar o máximo partido das oportunidades através das inovações das empresas sociais, reunindo recursos empresariais nas zonas rurais e prestando apoio às partes interessadas da economia social na inovação, criação de empregos de qualidade e inclusão social.